primeiro post


Aqui vamos contar história.História do Homem, da Terra, da Europa, de Portugal.História real e Estórias lendárias...Pedaços da vida que conhecemos e que me vêm parar às mãos.Vou tentar transmitir a História duma maneira mais leve, por isso perdoem-me os historiadores se às vezes brincar com coisas sérias.Gostava de possuir todo o conhecimento da História, para perceber melhor sobre tudo...Wish me luck...cá vai...

D.Afonso III - O Bolonhês

Sucedeu ao seu irmão D.Sancho em 1245.
D.Afonso era o filho mais novo do Rei D.Afonso II. Como, supostamente, não tinha direito ao trono fez as malinhas e emigrou para França. Mas não julguem que ficou sozinho e repudiado, uma vez que tinha lá familia, a regente de França era sua tia e abençoou o seu casamento em 1238, com a herdeira do Ducado de Bolonha, a Condessa Matilde de Bolonha, tornando-se, assim, Conde de Bolonha, daí ser chamado o bolonhês. A Tia também lá mexeu os cordelinhos com o Papa Inocêncio para este declarar D.Sancho II inútil e declarar D.Afonso com o Salvador da Pátria.



Teve dois filhos com a dita senhora, que morreram, e com o tempo a condessa não pode mais dar um filho herdeiro ao já então Rei de Portugal, pelo que o D.Afonso deu-lhe corda aos sapatinhos e repudiou-a. Anos mais tarde ela faria queixas ao Papa e voltaria a Portugal para dar nas orelhas ao marido que então já se teria casado com outra mai nova! O Papa só legitimou o 2º casamento do Rei após a morte de D.Matilde, coitadinha...


Quando chega a Portugal, encontra o reino numa confusão, decide então ouvir as queixas do pessoal do papel, comerciantes e mercadores; coisa que o seu irmão não se dignou a fazer, tão distraído que andava a conquistar cidades ao Sul. Reformolou a constituição e conseguiu melhorar a opinião do Papa sobre Portugal. Revelou-se um excelente administrador!
Quando as coisas já estavam encaminhadas decidiu por-se a caminho da reconquista do território, foi durante o seu reinado que o Algarve foi defenitivamente incorporado no Reino de Portugal! Ao mesmo tempo Castela achou que o Algarve lhe pertencia, seguindo-se assim de uns anos de chapadas daqui, chapadas dali, até chegarem à conclusão que o melhor era considerar o Guadiana como fronteira entre os dois Reinos e estamos conversados!! Ou melhor, ficaram conversados depois de terem impingido a D.Brites pró D.Afonso..mas pronto!
D.Beatriz de Castela e Gusmão (também conhecida como D.Brites, por distorção do povo), e aqui atenção, o avô da menina era primo direito de D.Afonso III, mais uma mistura consanguinea.. Tiveram oito filhos, um dos quais D.Dinis, futuro Rei; no entanto apenas 3 passaram a idade dos 20 anos, tendo alguns nem sequer chegado aos 10 anos... e depois dizem que a consaguiniedade não faz mal... nã!... bom, a falta de cuidados medicos e condições de higiene quase nulas também podem ter influenciado esta estatistica, mas eu prefiro a minha teoria!!


Deste casamento, apesar de depois da morte de D.Afonso, também viemos a lucrar com a oferta do seu pai Afonso X da bela região a este do Guadiana que incuia as vilas de Serpa, Mourão, Moura (entre outras) de onde agora vem o BOM AZEITE, hum!!

Apesar de ter começado bem, meteu-se também em confusões com a Igreja, pelo que foi excomungado pelos arcebispo de Braga e pelos bispos de Coimbra e Porto. Estes não acharam muita graça às leis impostas pelo Rei que impediam aos bispos de cobrarem os dízimos, utilizar dos fundos destinados à construção dos templos, obrigar os clérigos a trabalhar nas obras das muralhas das vilas, mandou prender e executar clérigos sem autorização dos bispos, ameaçou de morte ao arcebispo e aos bispos e, ainda, a nomeou judeus para cargos de grande importância.
As Cortes ainda o tentaram safar, mas o Papa Gregório X mandou que se excomungasse o rei e fosse lançado interdito sobre o reino em 1277.

À sua morte, em 1279, D. Afonso III jurou obediência à Igreja e a restituição de tudo o que lhe tinha tirado. Perante esta atitude do rei, o abade de Alcobaça levantou-lhe a excomunhão e o rei foi sepultado no Mosteiro de Alcobaça.
Foi sucedido pelo Filho D.Dinis. Para além deste teve mais nove filhos legitimos (das duas esposas) e mais dez bastardos de outras. Era um Rei muito dado ao folguedo!!